Buscar
  • Jornalista Gabriela Freitas

“Respeito e responsabilidade” integram iniciativa Maio Amarelo 2021





A 8ª edição do Movimento Maio Amarelo traz como mensagem “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. A campanha tem por objetivo conscientizar condutores, ciclistas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis e promover um trânsito seguro a todos.


Diante de um mundo extremamente dividido entre a “minha” e a “sua” opinião, no qual ocorre um óbito a cada 15 minutos, segundo índice brasileiro, faz-se necessário criar iniciativas para conscientização da população. Além disso, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com mais mortes em acidentes com envolvimento de veículos, conforme estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (2019).


A média anual (2020) trouxe informações de que os brasileiros conviveram com cerca de 80 mortes diárias como consequência da imprudência de condutores, com total de 30.000 mortes registradas.


O movimento


Diante deste levantamento de números causados por descumprimentos de regras e leis exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), surgiu o Maio Amarelo, que disponibiliza um mês inteiro para alertar aqueles que utilizam ruas, avenidas, rodovias e estradas diariamente. Dentro desse quadro, surgem as palavras: RESPEITO E RESPONSABILIDADE.


A empatia é o carro chefe da convivência: “não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!” Ser empático torna toda e qualquer relação mais saudável. Ser empático requer um exercício diário (no início), depois é impossível não pensar em cada atitude antes de falar ou fazer algo. Empatia é a mola mestra de todo e qualquer bom relacionamento.


Participe desta iniciativa! Com respeito e responsabilidade temos certeza que estamos no caminho certo para reduzir os milhares de sinistros de trânsito que o Brasil registra todos os anos. Sejamos mais responsáveis com a nossa vida e também com as demais que, por algum motivo, cruzam nosso caminho.


Que venha um “Maio Amarelo” repleto de mudança de comportamento e que a mensagem seja estendida por todo ano de 2021!