Buscar
  • Jornalista Gabriela Freitas

IPVA 2021: pagamento em São Paulo começa quinta-feira








Os donos de carros com placas de final 1 registrados em SP devem pagar o IPVA 2021 a partir de quinta-feira (7) à vista ou parcelado (1ª prestação). O imposto ficou, em média, 6,77% mais barato. Isso se deve à desvalorização dos modelos usados, não necessariamente a uma redução do imposto. O preço do tributo varia conforme a alíquota, que incide sob o valor venal do veículo. O preço é calculado tendo como base a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Ou seja, quanto mais antigo seu veículo for, menor será o valor do imposto. Dependendo da idade do veículo, o motorista não precisa pagar IPVA. Contudo, o tempo necessário para habilitar a isenção varia conforme o estado. No de São Paulo, o prazo é de 20 anos.


Em São Paulo, carros movidos à gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% de IPVA. Modelos que utilizam somente álcool, eletricidade ou gás (ainda que combinados entre si), permanecem com a alíquota de 3%. Picapes cabine dupla também recolherão 4%.


Utilitários com cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal.

Confira a seguir o calendário de vencimento do IPVA 2021 para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares no estado:




Fonte: DETRAN SP


Texto: Estadão - jornal

Foto: retirada da Internet