top of page
Buscar
  • Jornalista Gabriela Freitas

Dicas exclusivas para 'pedalar' com segurança






As bicicletas estão por toda parte. Além de ser mais ágil em casos de trânsito intenso e também uma forma de movimentar o corpo, as 'bikes' são consideradas um dos meios de transporte mais sustentáveis, que vai de encontro com diversas ações em prol do meio ambiente. Aliás, a economia é sentida desde o primeiro contato com os pedais, afinal, os combustíveis dos veículos estão cada vez mais caros.


De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP, a maior redução nas fatalidades de trânsito no Estado envolveu ciclistas comparando os meses de junho de 2020 e junho de 2021, com 32 casos (2020) e 27 (2021), menos 15,6%.


Por isso, 'pedalar' pela cidade pode ser uma maneira mais eficiente neste momento. Pensando na segurança dos ciclistas, o Detran.SP conversou com Willian Cruz, idealizador do projeto Vá de Bike (www.vadebike.org), que listou 15 dicas essenciais para pedalar com mais segurança nas ruas.


Confira!


1 - Escolha bem sua rota

“O melhor caminho para a bicicleta raramente é o mesmo do carro ou do ônibus. Busque sempre ciclovias, trajetos calmos e desvie das subidas”.


2 – Pedale sempre na mão correta

“Evite andar na contramão, pois você surpreende os motoristas e reduz muito o tempo de reação dos condutores. Pedalando no mesmo sentido, você diminui as chances de uma colisão e até mesmo o tamanho do impacto caso ela ocorra”.


3 - Fique longe das portas

“Alguém pode abrir a porta de um carro por exemplo sem te ver e te jogar na frente de um outro veículo que esteja em movimento na rua. Por isso, passe longe delas!”


4- Seja um veículo

“O ciclista deve andar na lateral da via, mas evite pedalar colado na calçada. Se os carros passarem na mesma faixa, estarão muito próximos e podem derrubar quem estiver na bike. É preciso ter um espaço de fuga para essas situações. Mas não segure o trânsito. Ao perceber que há uma fila de veículos atrás de você, dê passagem e depois continue”.


5 - Proteja os pedestres

“A bicicleta é um veículo e deve circular nas vias. Ao usar a calçada, desça da bike. E quando se deparar com pessoas atravessando a rua, freie e pare, mesmo quando não houver semáforo”.


6- Não fure o sinal

“Não passe no sinal vermelho. Você põe em risco a si mesmo e aos pedestres”.


7 – Iluminação é essencial

“Ter luzes na bicicleta é a garantia que os motoristas vão te ver à distância. Utilize luzes brancas na frente e vermelhas atrás (sempre piscando)”.


8 – Equipamentos de segurança são aliados

“Capacete e luvas não são obrigatórios, mas te protegem em caso de queda. E os óculos impedem que o vento traga poeira para os seus olhos”.


9 - Sinalize sempre

“Os motoristas precisam saber com antecipação o que você vai fazer. Por isso, faça sempre uma sinalização ao mudar de faixa ou fazer uma manobra que requer o movimento”.


10 – Educação é fundamental

“Peça e dê passagem. Não deixe de agradecer. Um ciclista simpático e cordial é tratado melhor pelos motoristas”.


11 – Dê preferência para ciclovias

“As ciclovias e ciclofaixas isolam as bicicletas dos demais veículos. Por isso, são mais seguras. Em locais que não possuem a estrutura, prefira utilizar vias com menos movimento”.


12 – Fique fora do corredor de ônibus

“Ao andar de bicicleta em uma faixa exclusiva para ônibus, você interfere no trânsito pois em determinadas situações eles não podem de ultrapassar”.


13 - Saídas à direita

“Em saídas livres ou esquinas, tenha atenção redobrada: um motorista pode virar na sua frente. Analise os carros ao redor e sinalize se necessário”.


14 - Antecipe os movimentos

“Avalie posicionamentos e sinalizações dos motoristas para antecipar o que eles farão e assim se prevenir de um movimento mais brusco no trânsito”.


15 - Seja previsível

“Não faça ziguezagues, não entre em uma avenida sem olhar e sinalize sempre antes de desviar de um carro parado, mesmo que o motorista mais próximo esteja bem mais para trás”.




Informações e dicas: retirados do site detran.sp.gov.br


Foto de destaque: Reprodução Despachante Caçula

bottom of page