top of page
Buscar
  • Jornalista Gabriela Freitas

Curiosidades são-bernardense: Cidade do ABC acolhe o Despachante Caçula há 32 anos




A cidade de São Bernardo do Campo, localizada na região do ABC Paulista, completa, em 20 de agosto, exatos 467 anos. Em celebração e gratidão pelo acolhimento desde 1988, o Despachante Caçula promove um sorteio especial para os seus seguidores, que visa proporcionar qualidade de vida presenteando o grande vencedor com uma bicicleta.


A história são-bernardense

A história da cidade está ligada às das vizinhas Santo André e São Paulo. A primeira ocupação da região se iniciou em 1550, quando a cidade de Santo André da Borda do Campo começou a se organizar. O nome do município provém de São Bernardo de Claraval, o santo patrono da cidade.


Entre 1877 e 1897, o território de São Bernardo recebeu intenso fluxo migratório de estrangeiros, que vinham para ocupar núcleos coloniais recém-criados pelo governo imperial.


Um relatório de 1907 feito pela Agência de Colonização mostra que nas linhas residiam 403 famílias, sendo 239 italianas, 60 brasileiras, 53 polaco-russos, 22 austríacas, 19 alemãs, 3 portuguesas, 2 árabes, 1 húngara, 1 espanhola, 1 francesa, 1 suíça e 1 cubana.


A economia e extensão

De acordo com dados de 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de São Bernardo do Campo tem o 16.º maior produto interno bruto (PIB) entre as cidades brasileiras, com 42,7 bilhões de reais, ou 0,71% do PIB brasileiro.


A área total do município é de 409,88 km² e sua população de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, é de 833.240 habitantes, o que resulta em uma densidade demográfica de 2024,33 hab/km². O município é formado pela sede e pelo distrito de Riacho Grande.


Clima

A predominância do clima é subtropical com temperatura média de 18 °C, tendo as estações do ano já relativamente bem definidas. Os verões se caracterizam pelo clima quente e úmido (com pluviosidade média de 234 mm no mês de janeiro), enquanto os invernos têm como característica temperaturas mais frias e menor incidência de chuvas. Primavera e outono se caracterizam como estações de transição.



Informações -


bottom of page